Como escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele e evitar queimaduras solares

O verão está chegando e você já sabe como escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele e evitar queimaduras solares? Neste post, vamos te dar algumas dicas para proteger a sua saúde e beleza durante a estação mais quente do ano.

O protetor solar é um produto indispensável para quem quer se expor ao sol sem correr riscos de danificar a pele, causar envelhecimento precoce, manchas, rugas e até mesmo câncer de pele. Mas você sabia que existem diferentes tipos de protetor solar para cada tipo de pele? Veja a seguir como identificar o seu e qual o fator de proteção solar (FPS) mais adequado para você.

Tipos de pele e protetor solar

A pele pode ser classificada em cinco tipos, de acordo com a sua cor e a sua reação ao sol:

  • Pele muito clara: é aquela que nunca bronzeia, sempre fica vermelha e descasca com facilidade. Esse tipo de pele é muito sensível e precisa de um protetor solar com FPS alto, acima de 50, para evitar queimaduras solares graves e lesões na pele.
  • Pele clara: é aquela que bronzeia pouco, fica vermelha com frequência e também descasca. Esse tipo de pele também é sensível e precisa de um protetor solar com FPS alto, entre 30 e 50, para evitar queimaduras solares moderadas e danos à pele.
  • Pele morena clara: é aquela que bronzeia mais facilmente, fica avermelhada ocasionalmente e raramente descasca. Esse tipo de pele tem uma resistência maior ao sol, mas ainda assim precisa de um protetor solar com FPS médio, entre 15 e 30, para evitar queimaduras solares leves e manchas na pele.
  • Pele morena escura: é aquela que bronzeia muito, raramente fica vermelha e nunca descasca. Esse tipo de pele tem uma proteção natural contra o sol, mas não está imune aos seus efeitos nocivos. Por isso, é recomendado usar um protetor solar com FPS baixo, entre 6 e 15, para evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
  • Pele negra: é aquela que nunca fica vermelha e tem uma alta proteção natural contra o sol. Esse tipo de pele é o mais resistente aos danos causados pelo sol, mas também precisa de cuidados. O ideal é usar um protetor solar com FPS baixo, entre 4 e 10, para evitar o ressecamento da pele e o surgimento de manchas claras ou escuras.

PELE ACNEICA – Conheça a solução: SOLUÇÃO NIACINAMIDA

Como aplicar o protetor solar

Além de escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele, é importante saber como aplicá-lo corretamente para garantir a sua eficácia. Veja algumas dicas:

  • Aplique o protetor solar cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol, para que ele seja absorvido pela pele.
  • Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou sempre que suar muito, entrar na água ou se secar com uma toalha.
  • Aplique uma quantidade generosa de protetor solar em todas as partes do corpo que ficarão expostas ao sol, incluindo rosto, pescoço, orelhas, braços, pernas, pés e mãos.
  • Não se esqueça de proteger também os lábios, usando um protetor labial com FPS.
  • Use um protetor solar específico para o rosto, que seja adequado ao seu tipo de pele e não cause acne ou alergias.
  • Evite se expor ao sol nos horários mais intensos, entre 10h e 16h, quando os raios ultravioleta são mais fortes e perigosos.
  • Além do protetor solar, use outros acessórios para se proteger do sol, como chapéu, óculos escuros, camiseta e guarda-sol.

    Economize em sua Rotina de Beleza.

Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar o verão sem medo do sol e sem prejudicar a sua pele. Lembre-se que o protetor solar é um aliado da sua saúde e da sua beleza durante todo o ano. Cuide-se bem!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Created with Royal Elementor Addons